Rio Grande - PI, 17 de Dezembro de 2017.
Home Notícias Eventos Vídeos Recados Contato

 Oferecimento:
 
  Menu
  Entretenimento
  Conteúdos
  Entrevistas
  Nossa Equipe
  Parceiros:
  Anunciantes:


criar banner


criar banner

Entrevista
Postado em: 23/06/2013 às 18h26
ENTREVISTADO: João Correia
Secretário de Cultura
Projetos Culturais e Riofolia 2013

O Riograndenews entrevista agora o professor João Correia, secretário de cultura do município de Rio Grande do Piauí.

Aqui falaremos sobre os prejetos futuro dessa secretaria para nossa cidade e dos preparativos para o Riofolia 2013.

Riograndenews - Senhor secretário, quais são os projetos principais da  secretaria de cultura neste seu mandato ?

João Correia -  Em julho haverá uma conferência municipal de cultura onde iremos planejar e elaborar um calendario permanente da cultura do municipio.Nossa proposta é apoiar e desenvolver as atividades culturais já existentes e resgatar algumas que com o tempo foram perdendo espaço e caindo no esquecimento como as festas de reisado por exemplo.Inclusive gostaria aqui de aproveitar a oportunidade para convidar os amigos riograndenses a participarem da conferencia levando suas sugestões.

Riograndenews - Como a secretaria de cultura atuará em nossos festejos de São Francisco ?

João Correia - A partir desse panejamento que será após o riofolia 2013, já estaremos trabalhando a revitalização dos festejos de são francisco em parceria com a igreja católica.Uma grande  novidade nos festejos será a implantação da festa do vaqueiro no calendário festivo.Esta ocorrerá no dia 02 de outubro e terá total apoio da prefeitura municipal, secretaria de cultura e igreja católica, sendo a mesma organizada pela própria associação dos vaqueiros.

Riograndenews - Na resposta anterior o senhor falou em" novidade", tem mais alguma novidade para nossa cidade ?

Joaõ Correia - Estamos planejando com muito carinho,outro grande projeto da secretaria de cultura ainda para este ano(provavelmente em dezembro),trata-se da implantação do "festival de verão" onde pretendemos apresentar em nossa cidade várias atividades culturais como:

Shows musicais;

Apresentações teatrais;

Shows de humor;

dentre outras atrações que serão novidade para nossa população.

E lembrando sempre que todas as atividades por nós realizadas, o artista local terá seu espaço.

Riograndenews - Senhor secretário, aproveitando a oportunidade, informamos que nós da AARGPI (Associação dos Amigos de Rio Grande do Piauí) estamos concluindo uma parceria com a Seduc-PI (termo de cooperação) onde iremos implantar em nossa cidade um projeto de inclusão social na Unidade Escolar Petronio Portela.Neste colégio iremos desenvolver uma série de atividades que vão de inclusão digital à escolinhas de futsal passando por projetos de capacitação profissional e palestras socio-educativas em parceria com orgãos do Goverdo do Estado...Sendo assim perguntamos:

SERIA POSSÍVEL UMA PARCERIA DA AARGPI COM A SECRETARIA DE CULTURA  NO SENTIDO DE DESENVOLVER E CRIAR NOVOS PROJETOS PARA MUNICÍPIO ?

João Correia - Sim, tudo que for para contribuir para o desenvolvimento cultural, social ou moral de nossa cidade terá apoio total da nossa parte.É disso que o municipio precisa, de entidades que se mobilizem e façam sua parte pois, por muito tempo, e isso é comum em nosso país, ficarmos esperando que os governantes façam tudo só.A existencias dessas entidades fortalece a democracia e desenvolve a cidadania.A sociedade organizada é formada não só por orgõas públicos mas também por entidades representativas.

RIO FOLIA2013

Riograndenews - O que tem a dizer sobre o riofolia 2013?

João Correia - O Riofolia 2013 já está tudo confirmado, só teve uma alteração na questão das bandas que irão tocar durante os dias 12, 13 e 14 - a banda Forró Bandido foi substituida pela banda local Mexe Nenem que irá tocar após a banda bicho que balança, encerrando assim o riofolia no dia 14 - essa substituição foi uma forma que encontramos de contemplar e estimular também os artistas da nossa cidade.
 

portanto a programação ficou assim:

No dia 12 sexta-feira, abrirá o riofolia 2013, Nairê e a Banda Companhia do Forró;

No dia 13, Jheremias e Valdo e Felipe;

E dia 14 domingo - Bicho Que Balança e Mexe Nenem.

 Riograndenews - Como está a divulgação do evento?

 João Correia - Quanto à propaganda, estamos providenciando para essa semana a colocação de outdoors, vinhetas para rádios da região e vt para tv.


Riograndenews - Alguns foliões não ficaram satisfeitos com algumas das atrações musicais do evento.O que o senhor tem a dizer sobre isso?

João Correia - Desde quando assumimos a prefeitura, o prefeito Gilmar Martins tem somado esforços para regularizar algumas pendencias fiscais do município e tais pendências enviabilizaram a captação de recursos do ministério do turismo que em muito ajudava na construção do riofolia.
Porém, mesmo diante dessas dificuldades, a prefeitura correu atrás e honrará seu compromisso com a juventude riograndense.Nós não poderíamos deixar de realizar esse evento que já é tradicional em nossa cidade e principalmente não poderíamos em hipótese alguma perder uma oportunidade de mostrar para o Piauí e pro mundo a beleza e a alegria contagiante da nossa juventude. 

Riograndenews - O que os foliões devem esperar do riofolia2013?

João Correia - Muita animação e gente bonita.
A espectativa é que possamos proporcionar muita alegria aos nossos foliões...pois as bandas que irão tocar em nossa cidade vivem disso e sabem como ninguém agitar a galera.

Riograndenews - Teremos bloco esta ano ?

João Correia - Com certeza e este ano inaugurando uma parceria que já vem dando certo em várias cidades do Piauí.
Estamos trabalhando junto com o "DINAMITE EVENTOS"  onde iremos fortalecer o nosso bloco, "bloco me beija" e também estaremos apoiando o bloco das "Crocodilas" que estará nas ruas dia 13 de julho.

Riograndenews - Como será a venda de abadás?

João Correia - Sobre os abadás estaremos disponibilizando a venda também a partir da semana que vem,é só aguardar.O preço será o mesmo do ano passado R$ 50,00.


 Riograndenews - Temos algumas perguntas de internautas que gostaríamos que o senhor secretário respondesse:

Simone Silveira:

 A minha pergunta é sobre a segurança na nossa cidade, principalmente nesses dias de festa.O que está sendo pensado a respeito da segurança para esses dias ? Rio Grande está uma cidade violenta e desprotegida.

   João Correia -Será solicitado reforço policial junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado no intuito de garantir a tranquilidade de todos durante o período do evento. 

  Informamos ainda aos foliões que o Riofolia 2013 contará com seguranças particulares durante todo o percurso dos blocos.

 Valdinar Riques Nunes

Corre o risco de haver apreensão de motos por parte do detran ? qual o alerta à população para não correr esse risco ?


João Correia - Não temos como prever tal situação haja vista que o detran é um orgão do Estado e não informa suas ações às prefeituras.

Riograndenews - Para finalizar, o que o senhor tem a dizer aos foliões ?

João Correia - Venham para a nossa cidade!
porque juntos, iremos fazer uma linda festa onde a alegria e a animação fará a diferença.
Saibam que tudo foi feito com a maior dedicação e carinho possível...e temos certeza que essa dedicação será retribuida com a alegria e satisfação dos foliões que estiverem conosco.

Um abraço a todos e muito obrigado.




 

 

 

 

 
 

 

 

 






Mais Entrevistas
12/02/2014 -CAMPEÃO DO 4 TORNEIO DE FUTSAL DE FÉRIAS
23/06/2013 -Secretário de Cultura
   Agenda

nenhum registro encontrado!


   Anunciantes:


criar banner


criar banner


   Clima/Tempo:



    (89) 9411-8888 / (86) 9917-0091 / 86) 9411-7912
riograndenews@hotmail.com

© Copyright 2013/2017, Uma Realização da AARGPI +Mais Cidadania - - Todos os direitos reservados.